O que faz um consultor de SEO? Papéis e responsabilidades

E-mail, PPC/pesquisa paga e marketing de mídia social são pilares eficazes do marketing digital. No entanto, em termos de importância, nenhuma dessas áreas chega perto da otimização de mecanismos de busca. Por esse motivo, o trabalho de um consultor de SEO é à prova de recessão.

Como milhões de pessoas recorrem aos mecanismos de pesquisa para procurar respostas, todo proprietário de empresa deseja que seu site apareça na primeira página para consultas de pesquisa relevantes. No entanto, envolver nossos cérebros em torno de algoritmos complexos do Google e descobrir maneiras de seguir as regras é difícil.

Mesmo que o façamos, não há garantia de que as coisas vão correr a seu favor.

É aí que entra um consultor de SEO. Seja você um SEO que pretende se tornar um consultor independente ou um empresário interessado em contratar um, continue lendo. Neste artigo, descreverei a posição do consultor de SEO, destacarei o que eles podem fazer por um negócio e detalharei a descrição do trabalho.

O marketing digital também vem com uma série de desafios que você deve estar ciente. Diz a equipe Seo BH em seu site: https://www.seobh.org/.

Quem é um consultor de SEO?

Um consultor de SEO é um especialista em SEO que concebe, implementa e executa uma estratégia abrangente de SEO – cobrindo facetas na página e fora da página – para melhorar e manter as classificações de seus clientes na pesquisa orgânica do Google, Bing e/ou Yahoo. resultados do motor.

Esses profissionais oferecem seus serviços de consultoria de SEO de forma independente ou contratual (assim como um consultor de marketing ). Um empregador pode optar por chamar seu especialista em SEO interno em tempo integral de “consultor” no papel, mas geralmente esse não é o caso.

Startups e grandes empresas da Fortune 500 procuram os serviços de consultores de SEO. Além disso, os consultores de SEO podem atender a uma ampla variedade de nichos, desde saúde até imóveis.

A maioria dos consultores oferece seus serviços como freelancer por meio de diferentes plataformas online, independentemente como uma empresa de SEO/agência de SEO registrada, ou ambas.

Como um consultor de SEO pode impactar o resultado final dos negócios

Contratar um consultor de SEO, embora nem sempre seja barato, vale cada centavo.

Se você é proprietário de uma empresa, veja como trazer um consultor de SEO a bordo pode ajudar sua empresa:

  • Eles podem ajudar a melhorar as classificações do seu mecanismo de pesquisa na pesquisa do Google para palavras-chave competitivas.
  • Eles podem ajudar a aumentar o tráfego orgânico para seu site.
  • Um consultor de SEO pode melhorar a credibilidade do seu negócio fortalecendo sua presença online.
  • Eles podem ajudá-lo a oferecer uma experiência de usuário positiva e fidelizar o cliente.

É claro que todos os itens acima levarão a um melhor reconhecimento da marca, maior envolvimento do cliente e melhores taxas de conversão.

Uma campanha de SEO bem projetada que se integra perfeitamente à estratégia de marketing mais ampla pode fazer maravilhas para um negócio. Mas isso só é possível se for idealizado e executado por um profissional experiente.

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Os papéis e responsabilidades de um consultor de SEO

Na superfície, todo consultor de SEO tem uma responsabilidade central – garantir classificações altas do site de seus clientes nos resultados de pesquisa orgânica.

Claro, isso em si implica muito.

Aqui está uma descrição abrangente do que um consultor de SEO faz:

1. Entenda o Nicho de Negócios e os Requisitos

Antes de mais nada, um bom consultor de SEO daria um passo atrás para entender o negócio, seu nicho e seus objetivos estratégicos.

Por isso, eles trabalham em estreita colaboração com os principais stakeholders – geralmente o CEO, CMO, presidente, etc. – para entender tudo.

Essa responsabilidade central permite que eles criem uma sólida estratégia de SEO que use apenas táticas de chapéu branco para produzir resultados promissores.

É nessa fase que o consultor de SEO descreve seus objetivos (que se alinham com os objetivos estratégicos) e traça um roteiro.

2. Conduza uma extensa pesquisa de palavras-chave

Um aspecto crucial de um trabalho de SEO é realizar pesquisas de palavras-chave.

Isso significa descobrir diferentes termos/consultas que as pessoas do público-alvo de sua empresa normalmente pesquisam no Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa. Usando uma ferramenta de SEO, como Ahrefs ou SEMrush, o consultor seleciona as palavras-chave mais relevantes e lucrativas e, em seguida, trabalha para classificá-las.

Para selecionar palavras-chave promissoras, o consultor analisa várias métricas diferentes, incluindo:

  • Volume de pesquisa – o número total de pessoas pesquisando uma palavra-chave específica. Se apenas um punhado de pessoas digitar essa palavra-chave, não faz sentido ir atrás dela.
  • Dificuldade da palavra-chave – pontuada de 0 a 100, KD mostra o quão difícil é classificar uma determinada palavra-chave com base no volume de pesquisa, na qualidade e profundidade do conteúdo existente e na reputação dos sites atualmente classificados para ela.
  • Autoridade/Classificação de Domínio – embora não seja uma métrica oficial, mostra o potencial de um site para classificar palavras-chave difíceis.

Depois de selecionar palavras-chave lucrativas, o consultor de SEO as mapeia para as páginas de destino do site.

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3. Auxiliar na Estratégia de Conteúdo

Com a lista de palavras-chave em mãos, o consultor de SEO – em colaboração com um estrategista de marketing de conteúdo – para criar uma estratégia de conteúdo detalhada.

Isso implica:

  • Criar novas ideias de conteúdo para o blog do site
  • Criação de um calendário abrangente para garantir a criação consistente de conteúdo
  • Alocando recursos para postagem de convidados (mais sobre isso depois).

O consultor garante que o conteúdo criado não seja apenas otimizado para as palavras-chave, mas elaborado de acordo com a intenção de busca.

4. Faça SEO On-Page

É aqui que entra em jogo o conhecimento técnico do consultor de SEO.

SEO na página refere-se à otimização do seu site para uma experiência de usuário suave. Isso envolve SEO técnico, incluindo, mas não limitado a:

  • Garantir que o código-fonte – arquivos HTML, Javascript e CSS – não seja quebrado e otimizado para dispositivos móveis e desktop
  • Corrigindo problemas que podem estar afetando a velocidade do site e as velocidades das páginas de destino individuais
  • Garantir que todas as páginas sejam mapeadas para palavras-chave apropriadas
  • Garantir que o site não tenha problemas de indexação
  • Prestar atenção aos problemas de segurança e implementar o certificado SSL

Além disso, o consultor também configura o Google Analytics e o Search Console para acompanhar o desempenho.

Isso ainda é a ponta do iceberg. Qualquer outra tarefa de SEO realizada no site se enquadra na definição de SEO na página.

5. Desenvolva e execute uma estratégia de criação de links

Link building refere-se à criação de backlinks de alta qualidade (ou seja, links de outros sites apontando para o seu).

Se você não está gastando recursos suficientes na criação de backlinks de qualidade, nada mais importa – especialmente se você pertence a um nicho competitivo. Isso porque o Google e outros mecanismos de busca consideram os links de qualidade como os fatores de classificação mais importantes.

O consultor emprega diferentes táticas de construção de links, incluindo:

  • Postagem de convidado
  • Construção de links quebrados
  • Citações
  • Divulgação de conteúdo (como compartilhamento de infográficos)
  • Menções de marca não vinculadas
  • Distribuição e reaproveitamento de conteúdo

O consultor escolhe a(s) tática(s) com base no recurso e no nicho da empresa.

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6. Colabore com diferentes membros da equipe

Tal como acontece com todos os outros pilares do marketing na internet, SEO envolve muitas coisas.

Ter uma pessoa fazendo tudo, desde criar a estratégia, executar tudo e depois relatar é simplesmente irreal.

O consultor de SEO deve colaborar com diferentes membros da equipe, incluindo profissionais de marketing de conteúdo, profissionais de relações públicas, designers, desenvolvedores da web e partes interessadas para garantir a execução suave do trabalho.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_digital

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